Como é sabido, Roma é a cidade capital da Italia e sede da comuna e da provincia com o mesmo nome, na região de Lazio.
Conhecida internacionalmente como A Cidade Eterna pela sua história milenar, Roma espalha-se pelas margens rio Tebre, compreendendo o seu centro histórico com as suas sete colinas: Palatino, Aventino, Campidoglio, Quirinale, Viminale, Esquilino, e Celio. Segundo o mito romano, a cidade foi fundada a cerca de 753 a.C. (data convencionada) por Rómulo e Remo, dois irmãos criados por uma loba, que são actualmente símbolos da cidade. Desde então tornou-se no centro da Roma Antiga (Reino de Roma, Republica Romana, Império Romano) e, mais tarde, dos Estados Pontifícios, Reino de Itália e, por fim, da República Italiana.
No interior da cidade encontra-se o estado do Vaticano, residência do Papa. É uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Conserva inúmeras ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália.
Coliseu antes conhecido como Anfiteatro de Flávio, deve o seu nome à expressão do latim Coliseum, devido ao colossus de Nero. É uma excepção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitectónico, era um local onde eram exibidos toda uma série de espectáculos, inseridos nos vários tipos de jogos realizados na urbe.
Estátua da loba capitolina. Segundo a lenda sobre a fundação de Roma, o animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo.
Sem comentários:
Enviar um comentário